terça-feira, 1 de março de 2011

E... Cultura Pra Que???

Por: Karine Hasse
Jornalista
MTB: 12941
karineraquel@hotmail.com

E... Qual foi minha surpresa quando ouvi este comentário na semana passada... pensei muito no assunto até começar a escrever estas palavras (inhas).
Vou começar indagando uma expressão que o jornalista e colunista, Eduardo Ritter, amigo meu, costuma usar “meu caro leitor Tupiniquin”, gosto tanto deste algoritmo que até penso em plagiá-la... O que dirá meu caro colega ao ler este texto mais tarde?
Bem, “meu caro leitor Tupiniquin” é nessas horas que me preocupo com o futuro da Humanidade, no ano de 2010 ouvir este duro comentário é realmente preocupante... E olha que não estou exagerando, não!!!
Depois que inventaram o Google e a Wikipédia, deu-se adeus aos livros e enterrou-se o Aurélio. Simples, tudo ficou mais simples, é só escrever o que você quer saber, no maior site de buscas da internet, e: PLIM! Ta tudo ali na tela! “Prontinhu e Mastigadinhu”!
Ah sim, já ia esquecer! Tem ainda o Ctrl C e o Ctrl V, os famosos “Copiar e Colar”, já vi isso até mesmo em trabalhos acadêmicos, não é mesmo meu caro cultura pra que?
Se fiquei ofendida? É claro que sim! Conhecimento é preciso! Quero fazer um lobby! Lutar pela cultura, o conhecimento e a nobre inteligência! Cito Roberto Ken Nagao- diretor presidente da Refap (Alberto Paqualini Refap S/A) empresa que apóia projetos Sócio Culturais como o Programa “Petrobrás Jovem aprendiz” (que oferece cursos técnicos para colocação de jovens no mercado de trabalho) “apostamos na cultura como uma forma de transformação, a inclusão social se dá também pela inclusão cultural”.
Millôr diria: “Neocultos (tão perto dos simi-alfa) essa gente que quando está conversando com você ao telefone não dispensa o celular e, com um clique do dedo, corresponde, com o mais amplo conhecimento, a qualquer assunto que você fale, eu digo: “Cuidado, nem tudo é google no mundo da cultura”...
Sem falar na locução inter-pessoal! Isso é tema para outra coluna, mas não podendo deixar de citar: as conversas pessoa X pessoa, estão se resumindo cada vez mais aos dedos, até mesmo a violência, os crimes, é só prestar atenção na mídia, quantos casos de assassinatos cometidos por pessoa que se correspondiam via internet (e-mail, msn, chat, enfim), cito o fantástico do ultimo domingo 27 de fevereiro.
É hora de repensarmos a tecnologia! Não podemos usá-la de forma exacerbada, ela não ensina a “processar”, vamos prezar pelo conhecimento, pela leitura, pela crítica, vamos entender! Acumular cultura! Quanto mais, melhor! Como diria o celebre Machado de Assis: “Está é a Glória que fica, eleva, honra e consola”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário