domingo, 20 de fevereiro de 2011

Darwin e o Genoma!

Foi difícil escolher o assunto para este post, pois só me vinham à mente assuntos polêmicos, e assuntos polêmicos requerem um livro inteiro e não uma única coluna, por isso é que tento esquivar-me de determinados temas.
Mas vou arriscar... E, citar Darwin, e a teoria de evolução, que em minha opinião, o homem não evoluiu tanto assim, mas, na semana passada na sala de espera de um consultório médico, encontrei uma revista um pouco antiga, de uns 3 anos atraz, que em uma leitura me fez refletir, segundo o que a Super Interessante, edição 240, mencionou “Charles Darwin criou o homem (hum? É!). Ou, pelo menos, inventou o que hoje nós conhecemos como homem. Antes dele, éramos o centro do universo, a obra sublime da criação. Agora somos apenas mais uma entre milhões de espécies, um bicho de origem nada especial. Nada mesmo”.
Somos apenas genes mutantes, esta obra prima que você vê no espelho todas as manhãs não passa de um monte de células que foram se modificando e o que não mudou em nada em toda essa caminhada de milhões de anos é o desígnio irracional dos genes, pois seu objetivo fundamental é fazer cópias de si mesmos.
Imaginem a existência de uma sociedade secreta instalada dentro de nosso próprio corpo, eles criaram nosso corpo e nossa mente e agora nos comandam lá de dentro, para trabalharmos em prol de sua preservação. Fazer cópias e mais cópias e cada vez melhores. Por isso existe a seleção sexual.
Geoffrey Miller, um especialista em psicologia e genética comportamental escreveu: “A Mente Seletiva” ele sugere que foram as mulheres as responsáveis por fazer os homens mais inteligentes. “Até hoje, homens selecionam mulheres bonitas, mas mulheres selecionam homens inteligentes”.
Vejamos, existem muitas diferenças entre ambos os sexos, principalmente na hora da conquista, isso é um assunto bem amplo, todos temos algumas experiências e perfis diferenciados e eu que não sou nenhuma estudiosa do assunto, muito menos conselheira afetiva não vou me pronunciar.
Até o glamuroso pavão tem sua postura, quanto maior e mais bela for sua plumagem, mais atraente será para a fêmea, então se você acha que a “evolução” de Darwin significa a sobrevivência do mais forte, você foi ludibriado, não esqueça da seleção sexual, somos comandados pelo genoma, lembra?
Então a resposta para a pergunta que deixa muitos pais loucos é essa: o genoma meu filho, o genoma, agora já sabe o que responder quando aquela pergunta surgir: Pai, de onde vêm os bebês?

Nenhum comentário:

Postar um comentário